Atenção: Não se deixe enganar!
O produto falsificado e contrabandeado, armazenado em condições precárias, pode representar um sério risco à saúde pela total ausência de controle da vigilância sanitária. Em análise de qualidade neste tipo de produto, foram detectados resíduos como perna de barata, asa de inseto e, o mais grave, spray de dedetização!
A comercialização de produtos contrabandeados e/ou falsificados constitui crime, ficando o infrator sujeito às penalidades previstas no artigo 190 da lei nº 9279/96 e nos artigos 334 e 334-A da lei nº 13.008/14.
Denuncie a falsificação e contrabando de charutos Habanos, enviando sua informação diretamente para nós através do
FALE CONOSCO.
A ABCF (Associação Brasileira de Combate à Falsificação) também disponibiliza uma linha direta e exclusiva para a comunicação de qualquer irregularidade identificada no mercado, relacionada à falsificação de produtos. Clique aqui e denuncie!
No Brasil, estima-se que o mercado ilegal de charutos responda por cerca de 70% do volume consumido. O lucro fácil, as baixas penalizações existentes para o crime de contrabando/descaminho e as dificuldades na fiscalização tornaram o mercado ilegal de charutos no país uma atividade clandestina operada por brasileiros e estrangeiros.
A ilegalidade pode ser dividida em dois tipos de produtos:
- • Contrabando ou descaminho: charutos que entram ilegalmente no país oriundos, notadamente, do Paraguai, Nicarágua, Honduras, Costa Rica e Cuba;
- • Falsificação: venda de charutos cubanos falsificados, ou seja, produtos que imitam a marca e a embalagem do Habanos original, com o intuito de confundir o consumidor, se fazendo passar por um produto legítimo.
A diferença de preço entre o Habanos original devidamente importado pela Emporium Cigars e comercializados legalmente nas Tabacarias no Brasil e o produto ilegal vendido por contrabandistas e atravessadores é superior a 50%, caracterizando o comércio ilegal e a concorrência desleal.
COMO IDENTIFICAR UM HABANOS ORIGINAL
1) Selo Holográfico da República de Cuba – Utilizar luz negra ou tirar uma foto com “flash” utilizando seu celular para verificar a holografia do selo.
2) Selo Denominación de Origen Protegida (D.O.P.).
3) Selo holográfico do distribuidor exclusivo de Habanos no Brasil: Emporium Cigars.
4) Advertência da Anvisa.
Produtos sem o selo “Emporium Cigars” e advertência “ANVISA”: produto original oriundo de contrabando / descaminho ou falso.